segunda-feira, 15 de junho de 2009

Potencialidades do Podcast

"Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de média digital (áudio, vídeo, foto, pps, etc...) pela Internet, através de um Feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua actualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um Podcast.
Os programas ou arquivos, gravados em qualquer formato digital (
MP3, AAC e OGG são os mais utilizados nos podcasts de áudio), ficam armazenados em um servidor na internet. Por meio do feed RSS, que funciona como um índice actualizável dos arquivos disponíveis, novos programas de áudio, vídeo ou fotos são automaticamente baixados para o leitor através de um agregador, um programa ou página da internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos arquivos e os baixa de maneira automática para o computador. Os arquivos podem, ainda, ser transferidos para leitores portáteis."
(
www.wikipedia.com)

Deste modo podemos ter acesso a informação num curto espaço de tempo em qualquer lugar e que permite a sua actualização sempre que necessário. No mundo actual e com as actuais exigências que se colocam aos educadores o podcast pode desempenhar um papel importante.
Enquanto aluno ou formando poderá aceder a informação, colocar informação no fundo participar de um mundo de partilha de informação em que de um modo interactivo podemos aprender e ensinar.
O podcast permite para alem de um ensino á distancia e constante partilhar de informação, a busca de novos conteúdos enquanto auto-formadores e construtores do nosso percurso formativo.
“O desenvolvimento do podcasting e a sua expansão levou-nos a enveredar por uma experiência de utilização pedagógica do podcast na sala de aula. Esta tecnologia permite experiências de trabalho colaborativo e cooperativo com interesse pedagógico.” ( pp92).
Alunos com dificuldades de concentração podem a partir destes modos mais interactivos despertar o seu interesse e cativa-los. Podemos considerar o seu uso mesmo em alunos com deficiências do nível visual, ou auditivo, entre outros.

Fonte: Carvalho, A & Moura, A. Podcast: Potencialidades na Educação. Braga: Universidade do Minho.

Sem comentários:

Enviar um comentário